MÉRTOLA CUIDA EM CASA

Com este projeto pretende-se retardar a perda de autonomia e a institucionalização precoce dos idosos, garantindo-lhes qualidade de vida, com mais autonomia, mantendo-os em casa e junto das suas famílias e redes de vizinhança.

Através de respostas especializadas e individualizadas (terapia ocupacional), de estimulação cognitiva e funcional, em regime domiciliário), podemos atuar em várias frentes: na prevenção, capacitação e reabilitação da saúde, em toda as situações em que há disfunção ocupacional das atividades diárias, ou seja, quando não é possível realizar satisfatoriamente todas as atividades da vida diária, lazer e autocuidado. Por outro, promover a articulação com a comunidade (através do voluntariado e atividades de animação) de forma a combater o isolamento e prevenir a doença mental/isolamento social, fomentando a literacia em saúde na comunidade.

Mertola cuida em casa

ENTIDADES PARCEIRAS
Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Mértola; Fidelidade Seguros e IPBeja

 

DATA DE INÍCIO | 10-10-2023

DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2024

CUSTO TOTAL | 37.500€

CUSTO FINANCIADO | 30.000€

ENTIDADE FINANCIADORA
Fundação Calouste Gulbenkian – Programa Gulbenkian Home Care

 

OBJETIVOS GERAIS:

Até final de 2024, contribuir para a permanência dos idosos no seu domicílio, promovendo o envelhecimento ativo com saúde e autonomia mantendo-os em casa e junto das suas famílias e redes de vizinhança;

Até final de 2024, capacitar os Cuidadores de conhecimentos e competências, técnicas e não-técnicas, adequadas às necessidades dos idosos.

 

PÚBLICO/ALVO:

120 idosos, utentes do serviço de SAD, residentes no concelho de Mértola.

E capacitar 25 funcionários de SAD.

 

ATIVIDADES:

1 -Treino de AVD´S, AIVD´S;

2-Fórum Cuidador/Juntos no Cuidar-Ensino ao cuidador Formal;

3- ANIMAR+;

4-VOLUNTARIADO EM LINHA;

5- Dia “Aberto à Comunidade”: INFORMAR E APOIAR.

 

LOCALIZAÇÃO DO PROJETO:

Concelho de Mértola

Apoio à Pessoa Deficiente e/ou Dependente

CAPACITAR +

O Apoio à Pessoa Deficiente e/ou Dependente foi implementado pela Santa Casa da Misericórdia, no ano 2008, no âmbito dos CLDS-Projeto Margens, com atividades de ateliê e no domicílio.

Este projeto conta a parceria de 3 entidades locais: Câmara Municipal de Mértola, Santa Casa da Misericórdia de Mértola e Centro de Apoio a Idosos de Moreanes.

À semelhança dos anos anteriores, durante o ano 2024, a Santa Casa da Misericórdia de Mértola dá apoio nas atividades, fornece refeições e disponibiliza os materiais para as atividades.

Capacitar +

Emprego Apoiado em Mercado Aberto

mercado aberto

Contrato Emprego - Inserção+ (Pessoas com deficiência ou incapacidade)

Contrato Emprego-Inserção+

Contrato Emprego - Inserção+

2024set_contrato_insercao