A Santa Casa da Misericórdia de Mértola é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como área de intervenção todo o Concelho de Mértola e Concelhos limítrofes.
Fundada em meados do século XVI, a Misericórdia de Mértola tem hoje marcado o seu papel como instituição vocacionada para a resolução das questões sociais do concelho.
São objetivos da Misericórdia de Mértola:
- Atender às necessidades dos indivíduos, grupos e famílias mais desfavorecidas
- Aumentar a capacidade organizativa de indivíduos “vítimas” de exclusão social, de forma a integrá-los social e familiarmente
- Criar respostas adequadas às necessidades da sua população-alvo
- Cooperar com entidades públicas e particulares na manutenção e desenvolvimento de obras sociais
- Colaborar com outras entidades locais na resolução de situações sociais problemáticas.
A filosofia que suporta toda a intervenção desta instituição assenta num pressuposto fundamental que é o fazer cada vez mais e melhor, em prol da população do Concelho, promovendo a qualidade de vida da mesma, desenvolvendo ações que colmatam alguns dos problemas com que a população deste Concelho se confronta.
A Misericórdia tem marcado o seu papel como instituição diretamente vocacionada para a resolução das questões sociais do concelho de Mértola, e tem no presente uma intervenção extremamente importante e imprescindível nas áreas do apoio à Infância e 3ª Idade.
Ao longo dos anos, a Misericórdia foi crescendo e criando novas respostas para os problemas sociais que iam surgindo no Concelho, abrangendo atualmente as mais diversas áreas, nomeadamente as seguintes:
Na área da Infância e Juventude tem a funcionar uma Creche e um Centro de Atividades de Tempos Livres – Oficina da Criança.
Na área da 3ª Idade, presta apoio através de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Na área dos Cuidados Continuados, a Misericórdia criou a Unidade de longa Duração e Manutenção, que integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados.
Na área da Formação Profissional, a Instituição continua a apostar na formação / qualificação dos seus ativos, ao mesmo tempo que promove formação para desempregados.
Na área da Intervenção Precoce, foi constituída uma equipa técnica multidisciplinar, resultante de uma parceria entre os Ministérios da Segurança Social, Saúde e Educação. Esta equipa presta apoio a crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, e acompanha estas crianças e respetivas famílias.
No apoio à pessoa com deficiência, a SCMM iniciou este apoio em 2008, através de um Projeto no âmbito dos Contratos Locais e Desenvolvimento Social. No final do projeto, as Instituições intervenientes, a Cercibeja e a Câmara Municipal de Mértola assumiram a responsabilidade de continuar o acompanhamento a estas pessoas e respetivas famílias.